quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Do que vale olhar sem ver?

Tive uma experiência única. Passei um fim de semana em Macéio, com um grupo de amigos. Falamos sobre a vida, dançamos, cada momento foi único. Então num certo momento estavamos na frente do Hotel, sentados na beira da piscina, então começamos a falar de futuro, quando um deles se manifestou dizendo: Prefiro enxergar somente o agora, o amanhã a Deus pertence. Em seguida eu disse, o futuro pertence a Deus, mais para que o mesmo seja o melhor, depende principalmente de você. Naquele momento todos se silenciaram e se colocaram a pensar. 
A humanidade, tem medo do amanhã, deixam de viver a realidade e usam uma camada nos olhos para não poder enxergar. Nietzsche, por exemplo, nunca negava a realidade, e acabou louco. Mas as pessoas não podem fazer de conta que não há problemas e que o mundo é cor-de-rosa.
Não é preciso esqueçer a realidade, o futuro, mas todos devem encará-los de frente e propor soluções para si e para os outros.
A verdadeira crise, é a crise da Percepção. Muitas pessoas não percebem, ou fazem de conta que não percebem, quais são os verdadeiros problemas de nosso tempo. A crise da percepção se manifesta pela dificuldade que a maioria das pessoas tem de " conectar os pontos", ou seja, estabelecer correlação entre os problemas e suas causas, entre o presente e o futuro, e também entre os diversos fatores que interferem nos resultados que desejamos. 
Olhar o futuro com os olhos da esperança significa não usar óculos da ilusão, e sim as lunetas da razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário